Excelência em

Sistemas Logísticos

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Blogger - White Circle

          www.eslsistemas.com.br

A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

NA CADEIA DE TRANSPORTES

Um dos maiores riscos para a gestão de transporte é a perda de informação. Ao abordar esse assunto, não podemos deixar de citar o cumprimento de prazos, que é relevante e imprescindível para a harmonia no relacionamento com os clientes.

Uma gestão eficiente da informação não só contribui no cumprimento dos prazos como também possibilita uma avaliação assertiva da rentabilidade e dos níveis de serviços através de: controle exato do tráfego e dos ciclos operacionais; tempos de carga e descarga; acompanhamento das rotas de entrega, entre outras ações.

Entenda a seguir como é possível garantir o controle das informações em uma operação detransporte de cargas e os ganhos que o gerenciamento e integração de dados podem trazer para o dia a dia do seu negócio.

#Status em tempo real

O desperdício de tempo na troca de informações entre matriz e filiais ficou no passado. Atualmente, sistemas de gerenciamento de transportes – TMS (Transportation Management System) – possibilitam sincronicidade dos dados, nivelando as informações em tempo real em todas as bases.

O software também auxilia na emissão de relatórios customizados de acordo com a necessidade de cada transportadora, onde os documentos podem ser gerados a qualquer hora e em qualquer lugar.

Essa tecnologia ainda pode trabalhar em conjunto com outros softwares internos ou externos, permitindo que a empresa tenha controle integrado de sua operação.

#Agilidade na emissão de relatórios

Outra vantagem é a redução no tempo de geração e emissão de relatórios  pois, com o TMS, as informações são extraídas de uma única base de dados.

Além disso, o software oferece ferramentas de análise que permitem o acompanhamento e avaliação das informações de negócios por meio de gráficos estatísticos. Essas métricas permitem agir em tempo hábil na correção de falhas, analise  do retorno e redefinição dos processos sempre que necessário.

#Aumento da produtividade das equipes

A possibilidade de obter os status das informações em tempo real ainda pode impactar positivamente na produtividade da equipe que conseguem discutir alternativas e propor mudanças.  

Com o uso do TMS, os dados de entrega e coleta chegam mais cedo do campo à matriz (e vice-versa), acelerando o tempo de execução dos processos internos e externos da transportadora.

Outro ganho é que, sempre que necessário, as informações podem ser acompanhadas através de imagens. O uso de comprovantes digitais vem sendo intensificado entre as transportadoras por facilitar a troca de informações em toda a cadeia.

#Aumento da credibilidade do seu negócio

Se a sua transportadora prezar pela segurança da informação durante todo o ciclo de transporte de uma carga, certamente terá isso como diferencial e será melhor avaliada em quesitos como confiança nos processos e segurança da informação. Isso certamente será notado pelo mercado, em especial, reconhecido pelo seu cliente.

O investimento em tecnologia e sistemas para o controle de informações tem tudo para resultar em uma operação de sucesso. Quando bem planejado pode ser sinônimo de rentabilidade para a sua transportadora gerando ganhos imensuráveis, que certamente impactarão nos resultados do seu negócio.

Preparado para repensar o assunto? Então, mãos à obra!

Receba em seu E-mail uma apresentação completa da ESL Sistemas

Além disso, enviaremos materiais exclusivos como nosso livro: "O Cliente é Seu!"

Caso queira maiores informações sobre nossas soluções em sistemas para logística, ligue:

(11) 2141-1940